Como consultar um diploma no MEC é algo muito simples de se fazer e não é necessário fazer nenhum tipo de solicitação ou pagamento. Hoje em dia é possível fazer a consulta diretamente pelo site do Ministério da Educação (MEC).
A consulta de um diploma no MEC, seja ele de graduação ou de outro tipo, pode acontecer de duas formas diferentes, sendo elas:
1. Consulta Pública de Diplomas de Graduação:
Acesse o site E-Diploma e, em seguida, preencha o formulário de solicitação com os seguintes dados solicitados:
- Nome completo: Insira exatamente como está escrito no diploma;
- Número do diploma: Encontre no verso do diploma;
- CPF;
- Data de nascimento do formando;
- Nome da instituição de ensino superior (IES);
- Código do curso no MEC: Encontre no diploma ou no site da IES;
- Ano de conclusão do curso.
Assim que tudo estiver preenchido corretamente, clique em “Pesquisar”. Em seguida, irá abrir um nova tela com o resultado da consulta que vai mostrar:
- Autenticidade do diploma (válido ou inválido);
- Dados do formando e do curso;
- Situação do diploma (regular ou irregular).
2. Consulta por meio do Sistema e-MEC
A outra forma de como consultar um diploma no MEC é pelo site do e-MEC, clicando no botão “Consulta de Diplomas” e também preenchendo um formulário que vai solicitar:
- Número do diploma: Encontre no verso do diploma;
- Data de nascimento completa.
Uma nova página vai aparecer e você precisa clicar em “Consultar”. Se estiver tudo certo com o seu diploma, será exibido o resultado com as informações:
- Autenticidade do diploma (válido ou inválido);
- Dados do formando e do curso;
- Situação do diploma (regular ou irregular).
Diplomas emitidos a partir de 2018 estão disponíveis em formato digital no site do MEC. Para consultar, é só acessar o site com o CPF e a senha do gov.br. Já os diplomas emitidos antes de 2018, precisam ser conferidos pelas duas formas descritas acima.
Como saber se meu curso é reconhecido pelo MEC?
Uma das coisas que pode atrapalhar a conquista do seu diploma, é o reconhecimento do curso pelo MEC. Sem essa verificação do ministério, o seu curso não tem nenhuma validade legal.
Por conta disso, você pode até ter problemas para conseguir um emprego ou para se matricular em um programa de pós-graduação, como mestrado e doutorado, por exemplo.
Leve esse ponto em consideração, especialmente se optar por comprar um diploma. E para evitar erros, confira 3 formas de consultar se o seu curso é reconhecido pelo MEC:
1. Consulta no e-MEC
- Acesse o site do e-MEC;
- Clique em “Consulta Avançada”;
- Selecione a opção “Curso de Graduação”;
- Insira o nome do curso;
- Instituição de ensino superior (IES);
- Situação do curso: (ativo, em andamento, etc.);
- Clique em “Pesquisar”.
O resultado da consulta vai mostrar se o curso é reconhecido pelo MEC, a situação do curso (regular ou irregular) e a data de reconhecimento.
- 2. Consulta no site da Instituição de Ensino
- Acesse o site da instituição de ensino superior (IES) que você deseja ter o diploma;
- Procure pela seção “Cursos”;
- Verifique se o curso que você deseja está listado;
- Confirme se o curso é reconhecido pelo MEC.
3. Contato com o MEC
Caso as consultas acima não tenham dado certo, você pode ligar para a Central de Atendimento do MEC, pelo número 0800-616161. Também é possível entrar em contato na aba “Solicitações”, no site e-MEC.
Como verificar a autenticidade de um diploma?
Entender como consultar um diploma no MEC é uma das formas de verificar a autenticidade de um certificado, porém existem outras maneiras de fazer essa consulta, como:
Contatar a instituição de ensino: Muitas vezes, a maneira mais direta de verificar a autenticidade de um diploma é entrar em contato com a instituição que o emitiu, já que podem fornecer informações sobre a validade do documento.
Certificados digitais: Em alguns casos, diplomas podem ser emitidos com certificados digitais, como códigos QR ou chips eletrônicos, que podem ser verificados online.
Órgãos de registro educacional: Em alguns países, existem órgãos governamentais responsáveis pelo registro de instituições educacionais e diplomas, que podem fornecer informações sobre a autenticidade de diplomas.
Aparência do diploma: Caso note que o diploma não tenha nenhum tipo de autenticação feita pelo MEC, tem falta de informações ou contém algum tipo de erro de escrita, é bem provável que não seja um documento autêntico.
Sempre verifique com cuidado a autenticidade de um diploma, especialmente se estiver sendo usado para fins profissionais ou acadêmicos importantes.
Por que um diploma precisa ser autenticado pelo MEC?
Porque é o Ministério da Educação (MEC) que faz a regulação e supervisão do sistema educacional, garantindo padrões de qualidade para instituições de ensino e programas acadêmicos.
Além disso, ajuda a ter maior credibilidade dentro e fora do país, sendo importante para estudantes que desejam continuar seus estudos ou buscar emprego em outros países.
Por último, a autenticação de diplomas protege os direitos dos estudantes, garantindo que recebam uma educação de qualidade e que os diplomas sejam reconhecidos pelo governo e por outras instituições.
É por essas razões que a Web Diplomas trabalha com diplomas 100% originais e autenticados pelo MEC. Sempre que você quiser provar a sua formação acadêmica a partir dos nossos diplomas, terá a garantia de um certificado reconhecido pelo ministério, com validade em qualquer país.
Adquira seu diploma ainda hoje. Oferecemos mais de 500 opções de cursos e universidades. Entre em contato com a nossa equipe!